sábado, janeiro 14, 2006

"La Pensée du Jour"

Valha-nos StºAgostinho

'O Pensamento do dia', assim se traduz, literalmente, a expressão com que uma figura carismática se dirigia aos concorrentes finanalistas de um concurso francês que também passou nas televisões portuguesas, há já uns bons anos (passava-se num velho forte, ao largo da costa mediterrânica francesa). Tal figura, que pelo aspecto evocava a pureza e a austeridade dos velhos sábios, dirigia uma expécie de 'bons conselhos' proverbiais ao finalizar o concurso, proferindo o seu "la pensée du jour" com a autoridade que o saber dos anos impõe.
Inspirado nesta figura, proponho-me agora, também eu (sem me candidatar a sábio ou a asceta conselheiro), proferir os meus "pensées du jour", que mais não serão que as minhas tentativas diárias de expressar o que, a cada momento, mais atormenta as nossas já muito massacradas consciências cívicas, para dizer, civilisticamente, a nosa cidadania. Com o estado a que este Estado chegou, nunca será demais o que cada um de nós deve dizer para tentarmos purgar os males que certos poderes do submundo já há muito instalaram na nossa sociedade. Os vícios são já tão profundos que, como me é próprio, já deito as mãos ao Alto e espero o que talvez apenas a Providência possa resolver.
Pensamento do dia: Quem não semeia só tem o que lhe dão!